9 de setembro de 2010

(...) 4

De uma forma instintiva, Smith agarra no braço de Jenny e puxa-a para o interior do gabinete do Chefe em busca de um sítio que lhes proporcionasse maior segurança. Fechou a porta e procurou em vão uma chave que firmasse a desejada obstrução à entrada do monstro, na ausência desta, reclinou uma velha cadeira de madeira de encontro à maçaneta da porta. Na outra divisão, na portada de madeira com acesso à escadaria principal, ouviam-se sons compassados mas impulsivos e de violento impacto, dando a adivinhar que esta poderia sucumbir a qualquer momento.
Os dois encarcerados exibiam uma expressão de pavor, aliada a uma sensação claustrofóbica, de alguém que vê o seu já pequeno espaço de manobra, a ser reduzido a uma ínfima área de pouco mais de 10m2.
Jenny debruçou-se no parapeito da única janela daquele espaço e observou as paredes exteriores em busca de alguma saída. Apesar da cor gradiente de final do crepúsculo conseguiu ver, a cerca de dois metros e meio de altura, a existência de um cabo de electricidade fixo à parede de pedra disposto paralelamente à torça da janela. Tentou chegar àquela linha-de-vida que os poderia salvar mas esta estava demasiado alta. Uma solução, matutou Jenny, seria retirar a cadeira que servira de tranca e usá-la como plataforma para se elevar até ao parapeito da janela, mas ainda assim havia o risco de não conseguir chegar ao referido cabo, brotando contudo a cerebral questão se, em caso de sucesso, ela possuiria a suficiente força braçal para se suster e deslocar horizontalmente até ao peitoril do vão seguinte.
Entretanto Smith, que deambulava de um lado para o outro no cubículo-prisão, compeliu a pequena secretária de madeira que ali jazia sem dono, de encontro à porta. Supostamente, o peso superior deste denso objecto relativamente ao da cadeira, talvez resistisse melhor aos possíveis impactos da besta que, segundo ele, não tardaria a chegar. Tal acto gerou uma pequena divergência de ideias entre os dois aprisionados. Para Jenny, que ainda retinha alguns (poucos) ensinamentos da disciplina de física, a cadeira, ao exercer uma força transversa mas centralizada na maçaneta da porta, era o objecto de maior confiança para o efeito, já a secretária, apesar de mais pesada, seria facilmente arrastada permitindo assim que o malévolo ser forçasse a entrada naquele espaço.
Entretanto o tétrico cenário adensou-se quando, os dois náufragos daquela ilha horrenda ouviram uma significativa mudança tonal das investidas provocadas pelas manápulas da amaldiçoada criatura.
(...)