26 de novembro de 2010

(...) 5

Venham, venham depressa! - Jul, o louco da pequena cidade, apresenta-se na rua principal entre gritos e palavras descoordenadas que rapidamente colocam a pequena população em alvoroço. A chuva cai afincadamente enquanto as portas batem, pessoas nas janelas, alguns curiosos que se ficam pela interrogação popular, ao olharem uns para os outros como que a transmitir o que já todos sabem: é doido.
Jul grita insistentemente, Venham, venham, são dedos de pessoas! Crescem como plantas. Venham! O polícia da cidade, dos poucos que ainda mantém interesse pela profissão, sai do posto em direcção a Jul, agarra-o levemente pelo braço, Anda, sai da chuva e conta-me o que se passa. Não posso, não posso, têm que vir comigo. – Grita. Arrastado pela autoridade, Jul vê-se obrigado a ceder. Já abrigados, Jul visivelmente mais calmo, explica o que viu.
- O senhor tem que acreditar em mim. São dedos. Parecem dedos de pessoas que estão a crescer da terra. Mexem-se com o agitar do vento. O senhor tem que acreditar em mim, diz entre soluços.
- E onde é que fica essa “plantação de dedos”? – Graceja, olhando para o colega.
Vocês não acreditam em mim, mas vão ver quando lá chegarem. É no velho campo de futebol.
- Vamos ver o que se passa. Jonhson traz os cães.
A chuva teima em não parar, o jipe, velho, balbucia por entre pedras e lama.
É ali, é ali. – Diz.
De repente, a viatura para. Jonhson volta a ligá-la e comenta, eu bem lhe disse que precisamos de uma viatura nova. Tem razão Johnson, tem razão. Após várias insistências e fartos do barulho dos cães, decidem fazer os cem metros que se seguem a pé. A chuva insiste em cair, o vento agita-se, os campos revoltam-se.
Jisp volta. Jisp! Johnson desata a correr atrás de um dos cães que lhe foge em direcção ao campo. Desaparece. Anda cá, anda cá… Jisp é sugado por uns quantos dedos que parece terem vida própria. Desapareceu. Correm todos em direcção ao campo, perplexos. Param. Estáticos. Parece que viram um monstro. E viram, de facto. Dedos, uns pequenos, outros grandes, outros médios, mindinhos, polegares, brancos, lavados, mexem-se como se quisessem sair. Eu disse-vos! Eu disse-vos! – Comenta Jul, enquanto cai no meio da lama. Gotas de sangue espirram toda a farda do polícia, já molhada. Morreu.
O polícia olha incrédulo, como se estivesse sozinho, morto.